13 abril 2007

Anti-Vírus

Desde que eu me conectei pela primeira vez à internet (uma conexão 26 kbps há um tempo já) uma das minhas grandes preocupações foi em manter o computador livre de vírus (fora as experiências que quase sempre terminarm em hads formatados).

Durante esse tempo todo eu já testei um monte de AVs diferentes. Versões gratuitas ou piratas (dura vida de estudante pobre), Avs famosos e desconhecidos. A maioria deles cumpria sua função de modo bastante satisfatório. Contudo algumas experiências foram desastrosas como a instalação do pacote completo de serviços do Norton que me fez comprar mais 512 MB de RAM para o pc e ainda assim o coitado vivia travando.

Mas eu comecei com essa baboseira toda por que um amigo me pediu para lhe dizer qual era o melhor AV para ele instalar em seu novo computador. E eu não soube dar uma resposta satisfatoriamente simples.

Eu andei dando uma olhada em alguns testes feito com vários AVs nesse site aqui e descobri que o AVG (que eu já uso faz um bom tempo) não se saiu tão bem assim. Resolvi então fazer algumas experiências...

O McAfee e o Norton estavam previamente excluidos por serem conhecidamente pesados e eu achei que a minha adorada carroça (espero que ela não revide travando ou qualquer coisa do gênero) não aguentaria o tranco.

Os que eu nunca tinha ouvido falar também estavam de fora porque eu não tenho tempo de sobra e eu não pretendia mesmo fazer uma análise imparcial, apenas alguns testes.

Acabei por escolher finalmente três finalistas: o AVG Versão free (já que estava usando ele fazia já um tempo), o NOD 32 (que se saíra melhor no ProActive detection, mas que tinha que ser crackeado já que não tem versão gratuita) e o Active Virus Shield (versão gratuita fornecida pela AOL que usa o mesmo mecanismo do Kapersky).

Os resultados (de forma totalmente parcial e sem metodologia alguma) foram:
Os três têm mais ou menso o mesmo tamanho (< 20 Mb); o Active Virus Shield foi um pouco mais lento que os outros; nenhum deles achou nenhum vírus no computador (meio suspeito isso); o NOD 32 como era versão crackeada foi um pouco mais chato de instalar e a atualização não funcionou no começo mas depois eu consegui resolver o problema com outro crack; o AVG nas experiências passadas conseguia normalmente identificar o vírus mas raramente conseguia limpar o arquivo ou resolver o problema no computador (mais de uma vez tive que remover o virus à força e uma vez acabei foramatando o HD).

E o que eu conclui dessa brincadeira toda... bem eu estou usando o Active Virus Shield por hora mas pretendo voltar para o NOD32 quando eu tiver certeza de que consiguirei atualizá-lo sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

cara o melhor anti virus é o avast

Template Designed by Douglas Bowman - Updated to New Blogger by: Blogger Team
Modified for 3-Column Layout by Hoctro